quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Tritões e Salamandras


Os Tritões e as Salamandras pertencem à Classe dos Anfíbios, uma palavra de origem grega que significa "vida dupla", que é uma referência às fases aquática e terrestre que se alternam ao longo do seu ciclo de vida. O próprio termo salamandra remonta à época da Grécia antiga e significa "lagarto de fogo". Foi Aristóteles um dos primeiros a sugerir que as salamandras teriam a capacidade de resistir ao fogo e até mesmo extinguir as chamas com a libertação de fluidos corporais.

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a viverem fora da água e representam uma evolução extremamente importante para a biodiversidade dos ecossistemas terrestres, no entanto ainda dependem dos ambientes aquáticos para a reprodução. Como respiram pelos pulmões e também através da pele, esta precisa estar permanentemente húmida e viscosa. Por isso vivem dentro da água ou em ambientes húmidos e muitos deles têm costumes nocturnos, uma vez que durante a noite a humidade é maior.

A Classe dos Anfíbios divide-se actualmente em três Ordens: Ápodes ou Vermiformes (Cecílias), Anuros, que não possuem cauda na fase adulta (rãs e sapos) e os Urodelos ou Caudados que possuem uma cauda na fase adulta.

Nenhum comentário: